CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 15/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria do Meio Ambiente convoca selecionados no cadastro de reserva do programa Agentes Jovens Ambientais

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) divulgou a convocação dos Agentes Jovens Ambientais (AJAs) do Cadastro de Reserva, conforme estabelecido no Edital 02/2023. Os candidatos aprovados do município de Milagres estão sendo chamados a comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, situada na rua Abílio Cruz, próximo à escola Novo Espaço da Criança, entre os dias 15 e 19 de abril.

Os convocados devem comparecer durante o horário das 7h30 às 13h30, munidos dos documentos pessoais obrigatórios, incluindo CPF e RG. Para os candidatos menores de idade, a presença de um responsável legal também é necessária, acompanhado dos documentos mencionados.

Confira abaixo a lista dos candidatos convocados:

CLASSIFICAÇÃO NOME DO CANDIDATO

1 ANA LARA DO NASCIMENTO FURTADO

2 RAIMUNDO HENRIQUE ALEXANDRE NETO

3 ANA CLEIDE DOMINGOS FRANÇA ALVES

4 ANA TAMIRES FURTADO DE LIMA

#MeioAmbiente 29/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Milagres informa sobre coleta de lixo domiciliar durante o feriado de ano novo

A Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, comunica à população que a coleta de lixo domiciliar seguirá seu curso normal neste sábado, dia 30 de dezembro. Em virtude do feriado de Ano Novo, no entanto, a coleta será interrompida na segunda-feira, 1º de janeiro, sendo retomada na terça-feira, dia 02.

A Secretaria de Meio Ambiente destaca a importância da colaboração da população neste período, solicitando que os moradores aguardem até a retomada da coleta para descartar o lixo domiciliar. Essa medida visa garantir a eficácia do serviço e manter a cidade limpa, proporcionando um ambiente saudável para todos.

A conscientização e a colaboração de cada cidadão são fundamentais para o bom funcionamento do sistema de coleta de lixo e, consequentemente, para a preservação do meio ambiente. A Prefeitura agradece a compreensão de todos e reforça a importância de aderir às orientações, contribuindo para a qualidade de vida da comunidade.

#MeioAmbiente 20/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente e parceiros promovem ações ambientais na Escola Dona Antônia Lindalva de Morais

Na manhã desta sexta-feira, 17 de novembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a EEMTI Dona Antônia Lindalva de Morais, Projeto Ipê Só, Consórcio Cores e os AJAs (Agentes Jovens Ambientais), desenvolveu uma série de iniciativas voltadas para a preservação do meio ambiente.

Uma das ações de destaque foi a coleta de pilhas, baterias, lâmpadas e óleo vegetal já utilizados. Estes resíduos foram recolhidos pelos próprios alunos da EEMTI Dona Antônia Lindalva de Morais, visando minimizar os impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado desses materiais.

Genaldo Moreira, secretário do Meio Ambiente, ressaltou a importância dessa parceria e destacou a adesão da secretaria ao projeto de uma Horta Suspensa. Essa horta será implantada na escola pelos alunos, com o intuito de promover o cultivo de hortaliças mais saudáveis, livres de agrotóxicos, e simultaneamente gerar economia para a unidade de ensino.

"A Horta Suspensa é uma iniciativa inovadora que não apenas incentiva práticas alimentares mais saudáveis, mas também promove a consciência ambiental entre os estudantes. Estamos comprometidos em contribuir para um ambiente escolar mais sustentável e saudável", afirmou o secretário Genaldo Moreira.

As ações realizadas reforçam o compromisso das entidades envolvidas com a educação ambiental e a promoção de práticas sustentáveis. A comunidade escolar, por sua vez, demonstrou engajamento e participação ativa nas atividades propostas, evidenciando a importância de parcerias entre poder público, instituições de ensino e projetos ambientais na construção de um futuro mais sustentável.

#MeioAmbiente 22/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Milagres promove ação especial em comemoração ao Dia da Árvore

Na manhã desta quinta-feira, 21, a Praça da Matriz testemunhou uma iniciativa que uniu a comunidade em prol do meio ambiente. A Prefeitura Municipal de Milagres, por meio das Secretarias do Meio Ambiente, Educação Básica e Desenvolvimento Agrário, promoveu uma ação especial em comemoração ao Dia da Árvore.

O evento, que contou com a participação de diversas instituições e membros da comunidade, teve como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e chamar a atenção para os desafios enfrentados pela natureza. O ato simbólico de plantar árvores nativas do bioma caatinga e abraçá-las unidos em um gesto de carinho e compromisso foi um dos momentos mais marcantes da celebração.

A iniciativa contou com a presença do Vice-prefeito, Anderson Eugênio, que demonstrou seu apoio à causa ambiental, juntamente com outros representantes da gestão municipal. O Secretário do Meio Ambiente, Genaldo Moreira, e o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Laurivan Cruz, estiveram presentes para destacar a importância da preservação do ecossistema local.

Além disso, a Secretária de Cultura, Lúcia Landim, a Secretária de Educação Básica, Rozimar Belém, e a Secretária de Proteção Social, Vilauba Figueiredo, reforçaram o compromisso da administração municipal com a educação ambiental e o bem-estar da comunidade.

A ação especial também contou com a presença da idealizadora do Projeto Ipê Só, Professora Lourdes Cunha, e da representante da Associação Comunitária de Milagres (ACOM), Joanacele Gorgonho. O engajamento dessas organizações e a colaboração de todos os envolvidos foram fundamentais para o sucesso do evento.

A Prefeitura de Milagres reforça que ações como essa são essenciais para garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações. A preservação das árvores e do meio ambiente como um todo é responsabilidade de todos nós, e eventos como esse demonstram o compromisso da comunidade em proteger nossa natureza e assegurar um mundo melhor para todos.

#MeioAmbiente 20/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Evento em Milagres celebra o Dia da Árvore com plantações e distribuição de mudas do bioma Caatinga

A Secretaria de Meio Ambiente de Milagres, em parceria com a Secretaria de Educação Básica e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, promoverá um evento especial em comemoração ao Dia da Árvore. A ação contará com plantações e a distribuição de mudas nativas do bioma Caatinga, consolidando um compromisso com a preservação ambiental e a conscientização sobre a importância das árvores.

O evento está agendado para o dia 21 de setembro, a partir das 7h30min, e terá como cenário a Praça da Matriz, localizada no coração do Centro de Milagres. A população está convidada a participar e contribuir para o enriquecimento do patrimônio natural do município.

Diversas entidades e instituições estarão presentes para enriquecer o evento com suas iniciativas em prol do meio ambiente. Entre os participantes, destacam-se a Associação Comunitária de Milagres (ACOM), o Projeto Ipê Só, os Agentes Jovens Ambientais (AJA), a Escola São Francisco, a Escola Criança Feliz e diversas escolas públicas municipais, que unirão esforços para tornar o Dia da Árvore em Milagres uma experiência educativa e transformadora.

O plantio de mudas do bioma Caatinga será uma atividade central do evento, buscando fortalecer a biodiversidade da região e proteger espécies que são fundamentais para a preservação desse ecossistema único. Além disso, a distribuição de mudas permitirá que os cidadãos levem um pedacinho desse compromisso ambiental para suas próprias casas.

A Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com as demais secretarias e parceiros, reforça a importância do envolvimento da comunidade nesse esforço coletivo de preservação e educação ambiental. A participação de todos é essencial para garantir um futuro mais sustentável para Milagres e para as gerações futuras.

#MeioAmbiente 10/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Alteração Temporária na Coleta de Lixo Domiciliar em Milagres

Alteração na Coleta de Lixo Domiciliar em Milagres

A Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, comunica à população sobre uma mudança temporária na programação de coleta de lixo domiciliar. No dia 15 de agosto, não será realizada a coleta nas seguintes localidades: Distrito Padre Cícero, Distrito Fronteiro, Vila Mingú, Sítio Nazaré e Bairro Cabeçeiras. Entretanto, na sede do município, a coleta ocorrerá normalmente.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente faz um pedido importante à comunidade. Entre os dias 12 e 16 de agosto, é solicitado que os munícipes evitem depositar entulhos e resíduos de poda de árvores nas calçadas e vias públicas. Durante esse período, não haverá serviço de coleta nessas datas específicas.

A compreensão e colaboração de toda a população são essenciais para mantermos a cidade limpa e organizada. A Prefeitura de Milagres agradece a cooperação de todos.

Prefeitura de Milagres| Secretaria de Meio Ambiente

#Limpeza 30/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Milagres entrega fardamento para Agentes da Limpeza Pública

Nesta última quinta-feira, 27, a Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu uma ação de valorização dos profissionais da Limpeza Pública ao entregar novos uniformes completos para os Agentes que atuam na manutenção da cidade. O objetivo da iniciativa é proporcionar melhores condições de trabalho para esses servidores, que desempenham um papel fundamental na preservação do município.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Genaldo Moreira, destacou a relevância dessa medida para a equipe. Os novos fardamentos incluem calça, duas camisas e um chapéu de proteção solar com aba larga, garantindo mais segurança e conforto aos trabalhadores em suas atividades diárias.

Além da entrega dos uniformes, o secretário aproveitou o momento para se reunir com os profissionais da limpeza pública, visando discutir o aprimoramento das operações da Força Tarefa durante os próximos eventos importantes no município. Durante o mês de agosto, Milagres celebra os festejos da Padroeira Nossa Senhora dos Milagres e a Festa de Emancipação Política. Essas ocasiões exigem uma atenção especial para garantir a limpeza e o bem-estar da população, e a gestão municipal está comprometida em assegurar a qualidade dos serviços prestados.

O Secretário ressaltou a importância do compromisso da gestão com a Limpeza Pública e destacou que de acordo com dados da Secretaria da Saúde, a intensificação do serviço de limpeza pública contribuiu para uma significativa redução dos casos de arboviroses no município, demonstrando os benefícios diretos dessa ação para a saúde pública local.

Com a valorização dos Agentes da Limpeza Pública e o planejamento cuidadoso para os eventos festivos, a Prefeitura de Milagres reafirma seu compromisso em proporcionar um ambiente limpo, seguro e saudável para todos os milagrenses e visitantes.

#MeioAmbiente 01/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Milagres e parceiros promovem ações alusivas "Junho Ambiental"

A Prefeitura Municipal de Milagres, através da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com as Secretarias Municipais, Escolas públicas e particulares, Projeto Ipê Só, Consórcio Regional de Resíduos Sólidos Cariri Oriental - CORES, associações comunitárias e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente- COMDEMA, realiza uma série de atividades alusivas ao programa Junho Ambiental.

A campanha foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira, 01, na sede da Associação Comunitária de Milagres - ACOM. O evento teve como objetivo principal apresentar à comunidade as iniciativas planejadas para o Junho Ambiental e ressaltar a importância da participação de todos na preservação do meio ambiente.

Dentre as ações programadas, destacam-se a implantação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) nas Escolas Municipais, visando a coleta de materiais recicláveis. Essa iniciativa busca incentivar a separação adequada dos resíduos e o descarte consciente por parte dos estudantes e da comunidade escolar.

Além disso, serão instalados pontos de coleta específicos para outros tipos de resíduos, como óleo vegetal e animal pós-uso, pilhas e baterias, e lâmpadas. Essa medida visa evitar que esses materiais sejam descartados de forma inadequada, evitando a contaminação do meio ambiente e estimulando a reciclagem.

O programa Junho Ambiental também inclui a realização de palestras, rodas de conversa e aulas de campo com diversos temas relacionados ao meio ambiente. A proposta é proporcionar momentos de aprendizado e conscientização, abordando questões como sustentabilidade, conservação da biodiversidade, preservação dos recursos naturais e mudanças climáticas.

Outra ação relevante é o projeto de arborização com espécies nativas da caatinga. O plantio de árvores típicas da região contribui para a preservação do bioma, além de promover a melhoria do microclima local, a conservação do solo e a atração de fauna.

A Prefeitura de Milagres reforça o seu compromisso com o meio ambiente através de ações concretas e políticas públicas voltadas para a preservação e sustentabilidade. Reconhecendo a importância de proteger os recursos naturais e promover a qualidade de vida da população, a gestão municipal tem se empenhado em desenvolver projetos e parcerias que visam garantir um futuro ambientalmente saudável e sustentável para o município.

#MeioAmbiente 24/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Milagres firma parceria com Empresa Sabão Juá para coleta de óleo vegetal pós-consumo

A Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Secretaria de Educação Básica, firmou uma importante parceria com o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Cariri Oriental-CORES, Universidade Federal do Cariri-UFCA e Empresa Sabão Juá para implantação de um Ponto de Coleta de Óleo Vegetal ou Animal Pós-consumo (Projeto Eco Juá).

A solenidade de lançamento do projeto foi realizada na manhã dessa quinta-feira, 23, na Escola Municipal Marieta Cals.

É importante destacar que a iniciativa é uma valiosa política socioambiental que tem o objetivo de recolher o óleo (vegetal ou animal) pós-consumo, destinando para produção de sabão e derivados, evitando que esse resíduo seja descartado de forma inadequada, podendo causar contaminação do solo e dos recursos hídricos, além de causar problemas no sistema de esgotamento sanitário.

O Prefeito de Milagres e Presidente do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Cariri Oriental-CORES, Cícero Figueiredo, destacou em sua fala a importância dessa iniciativa para o município. "Temos a grata satisfação de estar contribuindo com a preservação do meio ambiente, recolhendo um agente poluente de grande potencial que é o óleo vegetal ou animal pós-consumo. Vamos expandir esse projeto para todo município", afirmou.

O evento contou com a participação do prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo; do vice-prefeito, Anderson Eugênio; do Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Genaldo Moreira; da Secretária de Educação, Rozimar Belém; do Secretário Executivo de Educação, Flávio Leite; do Chefe de Gabinete, Felipe Jacó; da Superintendente do Consórcio de Resíduos Sólidos, Nathália Crisóstomo; da Professora e Membro do Conselho do Meio Ambiente, Lourdes Cunha; do Vereador, Landim Saraiva e do professor, Hiranildo Rodrigues. Também estiveram presentes secretários, assessores da gestão municipal, estudantes, professores, pais e núcleo gestor da Escola Municipal Marieta Cals.

#MeioAmbiente 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Governo Municipal de Milagres realiza Festa Anual das Árvores 2023

O Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA, realiza de 20 a 24 de março, a Festa Anual das Árvores 2023, com o tema "Árvores e Mudanças Climáticas".

A abertura oficial do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 20, no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca. Na ocasião foi proferida uma palestra pelo consultor ambiental e presidente do Comitê da Sub Bacia Hidrográfica do Rio Salgado (CBHS), Wildevânio Vieira. Na ocasião, o comitê doou para o município 100 mudas de árvores nativas da caatinga que posteriormente serão plantadas em pontos estratégicos e distribuiu cartilhas educativas para as bibliotecas das escolas presentes no evento.

Após a palestra, houve o plantio de uma muda e por sugestão dos alunos do curso Técnico de Enfermagem, recebeu o nome de Florence Nightingale considerada fundadora da enfermagem moderna.

O evento contou com a participação do Chefe de Gabinete, Felipe Jacó; do Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Genaldo Moreira; do Secretário Executivo de Educação Básica, Flávio Leite e dos representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA; Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável - CMDS; FACMIL; Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ematerce. Também estiveram presentes representação dos alunos e professores da E.E.E.P. Irmã Ana Zélia da Fonseca; E.E.M.T.I. Dona Antônia Lindalva de Morais; Patronato Dona Zefinha Gomes e CEJA Pe. Joaquim Alves.

É importante destacar que a programação contará ainda com diversas atividades, como manutenção do bosque da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Dona Antônia Lindalva de Morais, poda de formação em árvores na sede do Município, implantação de ponto de coleta de óleo vegetal ou animal pós-consumo, oficina de bolinhas de semente nativas da caatinga e lançamento das bolinhas de sementes nativas da Caatinga com uso do estilingue.

A Festa Anual das Árvores tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da preservação das árvores, com foco nas mudanças climáticas, principal consequência do desmatamento, além de disseminar conhecimentos sobre as questões ambientais e suas diretrizes quanto gestão, considerando, também, iniciativas de outras instituições.

#Agricultura 23/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Milagres recebe trator do Governo do Estado para fortalecimento da atividade rural

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, recebeu, na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em Fortaleza, um trator para apoiar as atividades agrícolas no município.

A iniciativa é parte integrante da Política de Incremento e de Modernização da Atividade Agrícola do Ceará, que conta com um investimento de R$ 400 milhões para a agricultura cearense. Na ocasião, foram entregues 50 veículos para diferentes municípios cearenses.

O equipamento foi entregue pelo governador Elmano de Freitas ao Prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo que estava acompanhado do Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Cláudio Júnior.

A ação integra e contempla a lei nº 17.609, de 6 de agosto de 2021, que prevê a ampliação das áreas cultivadas no Ceará, o estímulo à atividade agrícola, por meio da disponibilização de insumos tecnológicos que tornem as etapas do processo agrícola mais rápidas e econômicas, com consequente aumento da produtividade.

É importante destacar que o trator já se encontra estacionado na Garagem Municipal onde será padronizado com adesivos e acoplado outros equipamentos que serão adquiridos pela gestão, para que muito em breve, possa beneficiar os pequenos produtores rurais que precisam de suporte para o auxílio nas tarefas do campo como preparo do solo entre outros serviços.

#Agricultura 16/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Governo Municipal de Milagres realiza entrega das sementes do Programa Hora de Plantar

A chegada da estação chuvosa reacende a esperança de uma boa safra, por essa razão, o Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente viabilizou toda estrutura necessária para realizar a entrega das sementes do Programa Hora de Plantar nos polos de distribuição.

É importante destacar que é o segundo ano consecutivo que a distribuição é realizada de forma descentralizada, não sendo mais necessário que todos os trabalhadores e trabalhadoras cadastrados e aptos a serem beneficiados se desloquem até a cidade para receber as sementes, como acontecia em anos anteriores. Ao todo, foram oito polos de distribuição; Café da Linha; Água Vermelha; Carnaúba; Feijão; Santa Catarina; Taboquinha; Tabocas e sede.

O Hora de Plantar é um programa do Governo do Estado do Ceará em parceria com o Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Agrário, Ematerce e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

#Agricultura 15/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Comunidades da zona rural de Milagres recebem 20 mil alevinos do programa de peixamento

Fortalecer a agricultura familiar e ampliar o acesso às políticas públicas de incentivo à produção rural é um dos compromissos da gestão. Dessa forma, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), o Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente realizou a distribuição de 20 mil alevinos em diversos açudes do município.

A expectativa é que, após seis meses ou um ano, a distribuição gere uma produção pesqueira suficiente para consumo dos moradores das comunidades atendidas e eventual comercialização. As localidades contempladas foram as seguintes: sítio Nazaré, Serra Brava, Cantinho, Valdevino, Barreiro Branco, Mandacaru e Barreiros.

É importante frisar que os pescadores já comemoram a boa produção nesse ano de 2023, fruto do peixamento referente a primeira remessa que foi realizada no final de 2020.

#Pecuária 21/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Governo Municipal de Milagres lança 2ª etapa da vacinação contra febre aftosa

Na manhã desta última sexta-feira (18), o Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente lançou a 2ª etapa da vacinação contra febre aftosa. O evento ocorreu no Parque de Vaquejada Sabiá, localizado no sítio Água Vermelha.

Na oportunidade, estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Cláudio Júnior; o veterinário do município, Michael Figueiredo; os representantes da Adagri, João Eudes e Rodrigo Escorel; o diretor da Ematerce - Milagres; José Maria; representando os criadores rurais, o senhor José Alcântara. Também participaram da solenidade os alunos do curso de Agronegócio da EEEP Irmã Ana Zélia da Fonseca, assessores e demais servidores da gestão.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Cláudio Júnior, durante a primeira etapa da campanha, o município de Milagres foi o que mais se aproximou de atingir cem por cento de vacinação contra a febre aftosa na região do Cariri, por essa razão, mais uma vez, os criadores são chamados para vacinarem seus bovídeos, pois com a saúde do rebanho preservada, haverá ganhos financeiros para os produtores, além de benefícios para a saúde pública.

A Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) - principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido.

Em Milagres, a campanha segue até o próximo dia 10 de dezembro de 2022.

#Agricultura 20/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Atenção para as mudanças no calendário de inscrição do Programa Garantia Safra (IGS) 2022/2023

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente informa que o calendário de inscrição dos agricultores e agricultoras no Programa Garantia Safra (IGS) 2022/2023, foi alterado.

Confira as mudanças no calendário de inscrição

Comunidades: Distrito Rosário, Jurema, Jureminha, Limoeiro, Capim, Emas e Veneza

Data: 23 de setembro (sexta-feira)

Horário: das 8h às 11h

Local: Distrito Rosário na sede da Soaf

Comunidades: São Domingo, Lagoa do São Domingo, Coqueiro, Cajueiro, Benedito e Olho d'água da Igreja

Data: 28 de setembro (quarta-feira)

Horário: das 8h às 11h

Local: Sede da Associação das Cabeceiras

#Agricultura 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Divulgado calendário para Inscrição no Programa Garantia Safra (IGS) 2022/2023

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente divulgou o calendário para a inscrição dos agricultores e agricultoras no Programa Garantia Safra (IGS) 2022/2023.

Neste ano, as ações acontecerão diretamente nas comunidades rurais, com o deslocamento das equipes composta por membros do CMDS, STTR, Ematerce e Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente para os distritos e demais localidades.

A gestão informa que os trabalhos terão início a partir do dia 13 de setembro e prosseguirá, mediante calendário específico, até 21 de outubro.

Poderão participar os agricultores e agricultoras com DAP válida.

Documentação necessária para a inscrição

DAP;

CPF (Casal);

Comprovante de endereço.

CONFIRA ABAIXO O CALENDÁRIO DE INSCRIÇÃO DO PROGRAMA GARANTIA SAFRA (IGS) 2022/2023

COMUNIDADES - Feijão, Caracol, Ramos e Cabeça do Boi

DATA: 13 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Quadra de Cícero Horácio

COMUNIDADE - Sítio Saco

DATA: 13 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Sede da Associação

COMUNIDADES - Santa Catarina, Varjota e Passagem de Pedra

DATA: 14 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Grupo Escolar do Sítio Santa Catarina

COMUNIDADES - Genipapeiro II e Caneira

DATA: 14 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Grupo Escolar do Sítio Caneira

COMUNIDADES - Valdivino, Mandacaru e Cantinho.

DATA: 14 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Grupo Escolar do Sítio Valdivino

COMUNIDADES - Café da Linha, Corredores de Cima e de Baixo

DATA: 15 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Quadra do Distrito Café da Linha

COMUNIDADES - Olho D'Água Comprido, Barreiro Grande

DATA: 15 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Capela do Sitio Olho D'água Comprido

COMUNIDADES - Olho D'água dos Cavalos, Geral, Tanque

DATA: 15 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Capela do Sitio Olho D'água dos Cavalos

COMUNIDADE - Caiçara

DATA: 15 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Quadra do Sítio Caiçara

COMUNIDADES - Lagoa do Mato, Olho D'Água do Cercado, Pedrinhas, Morcego e Exu

DATA: 16 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Capela do Sítio Lagoa do Mato

COMUNIDADES - Umari e São Tomé

DATA: 16 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Escola do Sítio São Tomé

COMUNIDADES - Genipapeiro I, Mororó, Vila Sol Nascente e Cajueiro

DATA: 19 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Sede da Associação (Vila Sol Nascente)

COMUNIDADES - Distrito Padre Cicero, Boa Vista, Emas, Araras, Ebenezer, Manoel Aves, Pilar, Junco e Carnaubinha.

DATA: 19 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Sede da Associação (Distrito Cícero)

COMUNIDADES - Carnaúba, Cajazeirinhas, Canto do Mel, Rompe Jibão, Torrões, Trincheira, Vaca Brava, Unha de Gato, Timbaúba, Piçarras e Pedrinhas.

DATA: 20 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Grupo Escolar (as margens da CE)

COMUNIDADES - Nazaré e Olho D'Água do Mingú.

DATA: 21 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Escola do Sítio Nazaré

COMUNIDADE - Distrito Fronteiro

DATA: 21 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Centro Comunitário

COMUNIDADES - Taboquinha e Mamoeiro

DATA: 21 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Sede da Associação (Taboquinha)

COMUNIDADES - Serra Brava, Cajuí e Barreiros

DATA: 21 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Sede da Associação (Serra Brava)

COMUNIDADES - Tabocas, Brejo Seco e Malhada.

DATA: 22 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Sede da Associação (Tabocas)

COMUNIDADES - Oitís, Catolé, Luciano e Salobro

DATA: 22 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Sede da Associação (Oitís)

COMUNIDADES - Distrito Rosário, Jurema, Jureminha.

DATA: 23 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: SOAF (Distrito Rosário)

COMUNIDADE - Gameleira

DATA: 23 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Escola do Sítio Gameleira

COMUNIDADES - Tamanduá, Lagoa Cercada e Triangulo da Unha de Gato

DATA: 27 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Capela do Sítio Lagoa Cercada

COMUNIDADES - Água Vermelha, Baixio dos Limas e Moquém

DATA: 27 de Setembro

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Escola do Sítio Água Vermelha

COMUNIDADES - Cabeceiras de Cima, São Domingos, Lagoa do São Domingos Capim, Coqueiro, Limoeiro, Benedito e Olho D'Água da Igreja - (SEDE).

PERÍODO: 28/09 a 21/10

HORÁRIO: 08h00 às 11h00

LOCAL: Secretaria de Desenvolvimento Agrário

#Agricultura 09/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Governo Municipal de Milagres lança campanha de vacinação contra febre aftosa

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), lançou nesta sexta-feira (06/05), a campanha de vacinação contra febre aftosa no município. O evento aconteceu na Fazenda Boa Vista, localizada no Sítio Mororó.

Na oportunidade estiveram presentes no evento, o Chefe de Gabinete e Articulação Política, Expedito Ferreira leonel, representando o Prefeito Cícero Figueiredo; o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Cláudio Júnior; secretários, assessores e o vereador, Felipe Jacó.

O lançamento da campanha em Milagres consolida a parceria inédita entre Governo Municipal e Adagri.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente chama a atenção dos produtores rurais para vacinarem seus bovídeos, pois com a saúde do rebanho preservada haverá ganhos financeiros tanto para o produtor quando para o município, além do bem-estar do animal.

Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) - principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido.

#MeioAmbiente 18/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Governo de Milagres realizará de 21 a 23 de março a Festa Anual das Árvores 2022

Em parceria com o Governo do Estado, o Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente e Secretaria de Educação Básica, realizará no período de 21 a 23 de março a Festa Anual das Árvores 2022, que tem como tema "Árvores Nativas".

A realização do evento que acontece anualmente no mês de março, é uma oportunidade ímpar para divulgação, conscientização, reflexão e discussão sobre medidas sócio educativas com enfoque nas causas ambientais, visando a sua preservação, conservação e melhoria do meio do qual estamos inseridos.

A abertura dos trabalhos ocorrerá nesta segunda-feira, 21 de março, às 14h00min, na Escola de Ensino Fundamental Antônio Crisóstomo Pereira, com arborização e distribuição de mudas de arvores nativas, e o encerramento acontecerá dia 23 de março, às 14h00, com uma oficina de produção de mudas e plantio de árvores com os alunos da E.E.F. Maria Dgivã Nascimento Ferreira.

A programação contará ainda com diferentes momentos, como: incentivo à leitura, distribuição de mudas, trilhas ecológicas, oficina de produção de mudas, cinema ambiental, entre outros.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Data: 21/03 (Segunda-feira)

Horário: 14h00.

Atividade: Arborização e distribuição de mudas de árvores nativas.

Público: Alunos e núcleo gestor da EEF Antônio Crisóstomo Pereira.

Local: EEF Antônio Crisóstomo Pereira.

Responsável: Secretaria de Educação Básica e Secretaria de

Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente.

Data: 22/03 (Terça-feira)

Horário: 13h30.

Atividade: Cinema Ambiental - Filme: Avatar.

Público: Alunos do ensino fundamental II da EEF José Leite Sampaio.

Local: Auditório da EEF José Leite Sampaio.

Responsável: Núcleo Gestor e Professor (a) de Ciências da Natureza.

Horário: 14h00

Atividade: Incentivar a leitura dos alunos em áreas verdes.

Público: Alunos do fundamental II da EEF João Belém de Oliveira.

Local: EEF João Belém de Oliveira

Responsável: Professor (a) de Ciências da Natureza.

Horário: 14h00

Atividade: Incentivar a leitura dos alunos em áreas verdes.

Público: Alunos do Fundamental I da EEF Manoel Correia da Silva.

Local: EEF Manoel Correia da Silva.

Responsável: Professor (a) de Ciências da Natureza.

Data: 23/03 (Quarta-feira)

Horário: 07:30h.

Atividades: Excursão na Natureza.

Público: Alunos do ensino fundamental II da EEF Marieta Cals.

Local: Pedra do Chapéu.

Responsável: Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente e Secretaria de Educação.

Horário: 13h30.

Atividade: Nas trilhas da Mata Ciliar.

Público: Alunos do ensino Fundamental da EEF José Rodrigues Bezerra.

Local: Rios, açudes, lagoas, nascentes, localizados no sítio carnaúba, zona

rural do município.

Responsável: Professores e núcleo gestor da EEF José Rodrigues Bezerra.

Secretaria de Educação.

Horário: 14h00

Atividade: Oficina de produção de mudas / Plantio de árvores.

Público: Alunos do ensino fundamental II da EEF Maria Dgivã do Nascimento

Ferreira.

Local: EEF Maria Dgivã do Nascimento.

Responsável: Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente.

#Agricultura 22/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Governo de Milagres reforça compromisso com agricultores e efetua pagamento da contrapartida do Garantia-Safra 2021/2022

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio ambiente tem fomentado ações de incentivo à agricultura local. Além destas ações que apoiam o homem e a mulher do campo, a gestão efetuou regularmente o pagamento das parcelas de contrapartida do Programa Garantia-Safra 2020/2021.

O programa funciona como um seguro por prejuízos na produção agrícola, em razão da estiagem ou enchentes que prejudicam o desenvolvimento da lavoura, onde a perda na safra pode ser igual ou superior à 50%.

De acordo com o Secretário do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Cláudio Júnior, a contrapartida do município foi no valor de R$ 38.250,00 (trinta e oito mil, duzentos e cinquenta reais), que poderá beneficiar mais de 750 produtores rurais.

O programa é destinado a agricultores e agricultoras familiares cadastrados no programa, com renda mensal de até um salário-mínimo e meio.

#Agricultura 13/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Governo Municipal de Milagres realiza entrega de sementes do Programa Hora de Plantar

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Agrário, Ematerce e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Milagres, realizou na manhã desta quarta-feira (12), mais uma distribuição das sementes do Programa Hora de Plantar aos agricultores e agricultoras. O evento aconteceu no Polo Taboquinha, localizado na escola municipal da comunidade.

A solenidade contou com a presença do prefeito Cícero Figueiredo, do Vice Prefeito, Anderson Eugênio, do Vereador Jorge Henrique, do Secretário do Desenvolvimento Econômico e Agrário, Claudio Junior, da Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Milagres, Cícera Aristides, e do representante da Ematerce, Nairton.

Vale ressaltar que é a primeira vez que a distribuição das sementes do Programa Hora de Plantar em Milagres acontece de forma descentralizada, através de polos de distribuição.

O primeiro a receber as sementes no Polo Taboquinha foi o agricultor Chico Camilo, de 85 anos, residente na comunidade de Tabocas. Apesar da idade, "seu Chico" está em plena atividade agrícola, planta sua rocinha todos os anos e mantém a esperança em um bom inverno e uma safra generosa nesse ano de 2022.

#Agricultura 06/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Programa Hora de Plantar inicia distribuição de sementes em Milagres Pela primeira vez em Milagres a distribuição das sementes do Programa Hora de Plantar acontece de forma descentralizada nos polos de distribuição.
#Agricultura 30/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Governo Municipal de Milagres divulga calendário de distribuição de sementes do Programa Hora de Plantar 2022

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Agrário, em parceria com a Ematerce escritório de Milagres e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Milagres, informam a todos os trabalhadores e trabalhadoras cadastrados no programa Hora de Plantar 2022, que as sementes serão entregues do dia 05 a 18 de janeiro nos polos de distribuição, no horário das 8h às 12h, de acordo com a área de abrangência.

CONFIRA ABAIXO O CALENDÁRIO DE DISTRIBUIÇÃO DAS SEMENTES DO PROGRAMA HORA DE PLANTAR 2022

POLO I - SÍTIO ÁGUA VERMELHA

DATA: 05 DE JANEIRO

LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL DA COMUNIDADE DE ÁGUA VERMELHA

ABRANGÊNCIA: Água Vermelha; Tamanduá; Lagoa Cercada; Baixio dos Limas; Genipapeiro I; Mororó; Vila Sol Nascente e Muquém.

POLO II - CARNAÚBA

DATA: 6 DE JANEIRO

LOCAL: ESCOLA DA COMUNIDADE DE CARNAÚBA

ABRANGÊNCIA: Carnaúba; Cajazeirinha; Canto do Mel; Rompe do Gibão; Torrões; Trincheiras; Vaca Brava; Unha de Gato e Timbaúba.

POLO III - CAFÉ DA LINHA

DATA: 7 DE JANEIRO

LOCAL: ESCOLA DA COMUNIDADE DO DISTRITO DO CAFÉ DA LINHA

ABRANGÊNCIA: Café da Linha; Olho D´água Cumprido; Barreiro Grande; Caiçara; Olho D´água dos Cavalos; Corredores de Cima/Baixo; Exu; Geral/Tanque; Olho d'água Cercado; Umari; Lagoa do Mato e Pedrinhas.

POLO IV - FEIJÃO

DATA: 10 DE JANEIRO
LOCAL: POSTO DE ATENDIMENTO MÉDICO NO SÍTIO SACO.

ABRANGÊNCIA: Feijão; Saco e Caracol.

POLO V - SANTA CATARINA

DATA: 11 DE JANEIRO
LOCAL: ESCOLA DA COMUNIDADE DE SANTA CATARINA.
ABRANGÊNCIA: Santa Catarina; Varjota; Passagem de Pedra; Genipapeiro II; Caneira; Valdivino; Mandacaru; Cantinho e São Tomé.

POLO VI - TABOQUINHA

DATA: 12 DE JANEIRO
LOCAL: ESCOLA DA COMUNIDADE DE TABOQUINHA
ABRANGÊNCIA: Taboquinha; Cajuí; Barreiros; Serra Brava; Mamoeiro; Oitís; Tabocas; Brejo Seco; Fronteiro; Catolé; Luciano; Malhada e Salobro.

POLO VII - SEDE

DATA: 13 DE JANEIRO

LOCAL: ARMAZÉM DA EMATERCE.

ABRANGÊNCIA: Emas; Araras; Ebenezer; Manoel Alves; Distrito Padre Cicero; Junco; Pilar; Carnaubinha; Limoeiro; São Domingos; Cabeceiras; Nazaré; Jurema; Jureminha; Distrito do Rosário; Gameleira; Olho d'água da Igreja; Benedito; Boa vista; Cajueiro; Capim; Coqueiro; Olho d´água do Mingu e Serrote.

#Pecuária 10/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Comitê Gestor do PRODETER define retomada da bovinocultura leiteira em Milagres

Foi realizada na última terça-feira, 07, na sede do Governo Municipal de Milagres, uma importante reunião para a retomada das atividades do Programa de Desenvolvimento Territorial-PRODETER. O Programa trabalha a partir dos eixos da sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Em Milagres, a cadeia produtiva escolhida pelo Comitê Gestor foi a retomada da produção da bovinocultura leiteira.

Estiveram presentes na reunião, o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Agrário, Cláudio Junior, o representante do Banco do Nordeste, Agnaldo Muniz, o Diretor da Ematerce, José Maria, o represente do SENAR, Wilton Furtado e o Engenheiro Agrônomo, Anselmo Nóbrega.

De acordo com o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Agrário, Cláudio Júnior, a partir do próximo ano, o programa irá oferecer aos produtores rurais todo o suporte necessário para a produção leiteira em Milagres, como: cursos, orientações técnicas e financiamentos.

Os bovinocultores interessados em participar do Programa, devem procurar a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Agrário, localizada na Rua José Esmeraldo da Silva, em frente à Câmara Municipal, nos seguintes horários: das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h00.

A retomada da produção leiteira por meio do Prodeter, é resultado da parceria do Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Agrário, Banco do Nordeste, Senar, Senai, Ematerce, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Milagres e empresas particulares.

#Pecuária 08/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Milagres inicia segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa em 2021 começou na última segunda-feira dia 01 e vai até o dia 30 de novembro. Nessa etapa serão vacinados os animais de até 24 meses de idade. A campanha é coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) em parceria com a Ematerce e secretarias municipais.

Na ocasião, o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Agrário de Milagres, Cláudio Júnior, deixou claro a importância de os criadores vacinarem seu rebanho. "É de suma importância que todos os criadores de gado comprem a vacina, peçam a nota fiscal e façam a declaração de que os animais foram vacinados", frisou.

Outra grande novidade para os produtores de nossa terra! O Governo de Milagres por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Agrário firmou convênio com a Adagri e está disponibilizando diversos serviços para os criadores como: emissão de GTA, de GTIV, regularização de vacinação de rebanho, lançamento de notas fiscais e vacinas no sistema da Adagri, entre outros serviços.

Já o Fiscal Estadual Agropecuário da Adagri, Dr. Rodrigo Escorel, falou sobre a parceria entre o Governo de Milagres e Adagri. "Estamos com uma boa parceria entre a gestão municipal e a Adagri, parceria essa que não acontecia no passado, mas que hoje está dando certo", enfatizou.

O convenio firmado entre o Governo Municipal e Adagri além de beneficiar os produtores e criadores irá fortalecer ainda mais o desenvolvimento agrário de nossa terra.

#Pecuária 28/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Governo Municipal promove capacitação em programa técnico do SENAR destinado a criadores de aves Na oportunidade foram apresentadas metodologias e critérios necessários para a participação no programa. Cerca de 30 produtores participaram do encontro
#Agricultura 06/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Milagres participa da reestruturação do programa Rota da Fruta no Cariri e Centro Sul do Estado Não apenas os que já produzem, mas aqueles que querem iniciar atividades neste setor devem realizar cadastro na Secretaria.
#Agricultura 30/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE IDACE entrega títulos de propriedade de terra a agricultores de Milagres Secretário Cláudio Junior diz que “a entrega de títulos é o ponto de partida para que o agricultor possa atestar que a propriedade é sua
#Agricultura 27/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Governo do Estado marca cerimônia para entrega de títulos de propriedade rural em Milagres Estão convidados a participar os 133 agricultores e produtores que constam na lista de beneficiados
#Pecuária 22/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Governo Municipal finaliza cadastro do Abatedouro junto a ADAGRI Agora os criadores precisam emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) antes da entrada do animal no abatedouro
#Agricultura 02/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Governo Municipal e entidades parceiras iniciam cadastro do Garantia Safra no dia 13 de setembro Os agricultores que participaram da edição e 2020/2021 com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), válida terão inscrição automática nesta próxima edição do programa
#Agricultura 19/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Governo Municipal de Milagres firma acordo e passa a disponibilizar serviços da ADAGRI Três servidores da secretaria foram capacitados por técnicos da ADAGRI e passaram a ter acesso ao sistema. Já estão disponíveis ao produtor
#Pecuária 07/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Criadores têm até o dia 1º de junho para vacinar rebanho contra aftosa Após a data o criador terá um prazo de 15 dias para apresentar a declaração que vacinou o rebanho em um escritório da Adagri
#Pecuária 04/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Agrário divulga comunicado importante aos criadores bovinos Criadores inadimplentes quanto à vacinação contra a febre aftosa precisam comparecer a ADAGRI
#Agricultura 14/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Em Brasília, prefeito pleiteia recursos para agricultura e pecuária do município Gestor esteve em audiência no Ministério da Agricultura com o Diretor do programa Agronordeste, Clecivaldo Ribeiro
#Agricultura 07/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PAACDS é retomado em Milagres beneficiando 42 produtores e sete entidades Nesta nova etapa do programa, 42 produtores estão tendo seus produtos adquiridos pelo programa e sete entidades estão cadastradas e aptas a recebê-los.
#MeioAmbiente 30/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Aprovados no AJA precisam enviar documentação comprobatória até sexta-feira Governo Municipal disponibiliza WathsApp para candidatos tirarem dúvidas.
#Agricultura 03/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Agricultor tem até o final do mês para participar do levantamento da demanda de sementes do Hora de Plantar 2022 Os interessados devem procurar o Escritório da Ematerce na Avenida Sandoval Lins.
#Agricultura 10/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Governo Municipal distribui 10 mil alevinos em açudes localizados em comunidades rurais Foram distribuídos dois mil alevinos em cada comunidade (Cantinho, Nazaré, Serra Brava, Barreiros e Mamoeiro).
#Agricultura 22/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Agricultores homologados no Garantia Safra começam a receber boletos na próxima semana Em Milagres, 546 agricultores foram homologados para o Garantia Safra 2020/2021.
#Agricultura 20/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeito se reúne com técnicos da área agrícola Encontro foi marcado por troca de experiências e projeção de ações governamentais no campo da agricultura familiar.
#Desenvolvimento 07/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeito recebe Gerente do Banco do Nordeste que revela interesse de investir em Milagres Figueiredo recebeu em seu gabinete o Gerente Geral do Banco do Nordeste (Agência Brejo Santo), Cícero Romão e o Gerente de Negócios, Cláudio Marculino
#Agricultura 25/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria Municipal de Agricultura participa do lançamento do Plano de Ação Territorial do PRODETER Na manhã desta sexta-feira 22 de novembro aconteceu no Cine Teatro de Brejo Santo o lançamento do Plano de Ação Territorial da Bovinocultura de Leite do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste do Brasil - PRODETER.
O evento contou com a presença do Secretário de Agricultura Aldir Santos que representou o Prefeito Lielson Landim, Secretário Executivo de Agricultura Anselmo Nóbrega; Controlador Municipal Jorge Henrique Morais dos Santos; Veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura Michel Figueiredo; Engenheiro Ambiental e Coordenador do Comitê Gestor do PRODETER Milagres Claudio Júnior; Representante da Ematerce Milagres José Maria Rangel Macedo; Gerente do BNB agência de Brejo Santo Cícero Romão; representantes dos municípios do Barro, Brejo Santo, Mauriti, Penaforte, Porteiras e produtores rurais.
O PRODETER é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento local e territorial por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região.
Em Milagres 20 produtores de leite estão aptos a participar do programa, no entanto a expectativa é de expansão contemplando assim mais produtores.
A cadeia produtiva do leite conta hoje com total apoio do Governo de Milagres através da Secretaria de Agricultura assim como outros produtores rurais, sobretudo da agricultura familiar.
Para o Secretário de Agricultura Aldir Santos o programa será importante para fomentar a produção de leite de Milagres, assim como capacitar os produtores do município no intuito de fortalecer a atividade rural e aquecer a economia local.


Governo Municipal de Milagres


AssCom
www.milagres.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 16:50:45