Foto: Ascom/Prefeitura de Milagres
O som da tradição voltou a ecoar em Milagres. Em evento realizado nesta sexta-feira (26), na sede da Secretaria de Proteção Social, a Prefeitura deu início à retomada das ações do Grupo de Fanfarra, um projeto que resgata a força da música e da cultura no município. A iniciativa acontece por meio da Secretaria de Educação Básica, em parceria com a Secretaria de Proteção Social e com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos.
O projeto retorna com grande entusiasmo, envolvendo diretamente 88 estudantes do 8º ano das escolas municipais Prefeita Meire Lacerda, Marieta Calis, Antônio Crisóstomo (Café da Linha) e Manoel Correia da Silva (Taboquinha). Para os alunos, a aula inaugural foi marcada pelo primeiro contato com os instrumentos e pela recepção calorosa do maestro Bidu Fernandes, responsável por conduzir esse novo ciclo da fanfarra em Milagres.
O encontro contou com a presença do prefeito Anderson Eugênio, da vice-prefeita e secretária de Proteção Social, Elisângela Crisóstomo, da secretária de Educação Básica, Rozimar Morais, e do coordenador de Eventos da Cultura, Jonatas Vasques, que reforçaram a importância do projeto para o desenvolvimento educacional e cultural da cidade.
Em sua fala, o prefeito Anderson Eugênio destacou o compromisso da gestão em garantir novas oportunidades aos jovens. "Brevemente nós vamos contar com as fanfarras das escolas públicas municipais, através do incentivo à cultura, à música, a todas as expressões artísticas, garantindo que essa turma possa ter direito de aprender brincando, tocando, se divertindo."
A vice-prefeita e secretária de Proteção Social, Elisângela Crisóstomo, lembrou da emoção em ver o sonho dos estudantes se concretizando. "Estou muito feliz, porque era um sonho ver esses meninos, de novo, tocando, cantando. Temos conseguido realizar esses avanços na vida dos nossos alunos, tanto na educação, como a importância dessa participação na cultura."
Já o maestro das fanfarras, Bidu Fernandes, enalteceu o valor histórico desse momento para a cidade. "Foi nosso primeiro encontro com as escolas, para trabalhar algumas questões musicais, a fim de preparar esses meninos para uma apresentação que vai ter no final do ano, em dezembro. É um marco esse retorno da fanfarra, no modelo um pouco diferente, mas não deixa de ser um dia histórico, um marco na questão cultural e musical da cidade."
Entre os estudantes, a emoção também falou mais alto. Nicolas Henrique, integrante da fanfarra, não escondeu a felicidade em dar continuidade a um sonho que vem de família. "Para mim é uma coisa muito importante, porque meu pai já participou de uma banda e eu gosto muito desde pequeno da fanfarra. Sempre adorei e quero ter mais conhecimento e seguir em diante. Quero aprender mais sobre as coisas, quero praticar outros instrumentos."
Com a retomada do Grupo de Fanfarra, a Prefeitura de Milagres reafirma seu compromisso em unir educação, cultura e inclusão social. Mais do que formar músicos, a iniciativa desperta talentos, resgata tradições e fortalece o sentimento de pertencimento entre os jovens milagrenses.